Pages

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

RECICLAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO



O MPDC foi selecionado pelo edital 2009 do FIES (Fundo Itaú de Excelencia Social), na categoria Educação Ambiental - Ação Direta. o Movimento se increveu com a iniciativa OKYRA de Reciclagem e Educação Ambiental. O programa desenvolve oficinas de educação ambiental para crianças, adolescentes e jovens para que reeditem o conhecimento em outros espaços. Os participantes aprendem a teoria e desenvolvem atividades práticas de produção de objetos a partir da reciclagem e reaproveitamento do papel e de diversos materiais. Isso é realizado por meio de oficinas de educação ambiente, reciclagem de papel e produção de material reciclado. São atendidas 120 crianças, adolescentes e jovens de 4 a 18 anos.
O FIES (Fundo Itaú Excelência Social) é uma opção de investimento socialmente responsável, pois destina 50% da taxa de administração a organizações não - governamentais voltadas para as áreas de Educação Infantil, Ambiental e para o Trabalho. Lançado em 2004, o FIES já contribuiu para a sustentabilidade de 57 programas,em diversos estados do país. Neste ano, além das organizações não - governamentais, programas do UNICEF no Brasil também receberão uma porcentagem deste investimento social.
Educação é o tema escolhido em 2009 para a seleção dos programas sociais a serem apoiados.São considerados PROGRAMAS, para fins do PIPS FIES (uma iniciativa do Banco ltaú S.A., implementada com o apoio da Fundação ltaú Social, cujo objetivo é estimular o trabalho de ONGs em programas sociais educacionais, através de investimentos em seu desenvolvimento e sustentabilidade), aqueles que estejam em execução em uma das categorias expostas a seguir, realizando atendimento direto a crianças adolescentes e jovens ou ações voltadas à formaçõa de educadores das mesmas categorias:
A iniciativa OKYRA e um desdobramento de uma das primeiras atividades do Movimento o CRIART a OKYRA foi consolidada em 2002 onde atua na area de reciclagem e educação ambiental favorecendo o beneficiamento do papel e sensibilizando crianças, adolescentes e jovens para as questões ambientais.