Desde maio de 2011, Pontos de Cultura e Baús de Leitura, estimulados pelo pontão Ocão de Leitura vem realizando encontros de capacitação de agentes culturais e educadores que atuam nesses espaços voltados principalmente para atender as crianças. Surge desse trabalho a necessidade de mapear a cultura das comunidades envolvidas, de modo a revelar e estabelecer trocas que enriqueçam a atuação desses agentes e ajudem a difundir a cultura das crianças de Alagoas. Associam-se então o Pontão Ocão de Leitura e os pontos de cultura com o projeto Cartografia dos Pontos de Cultura de Alagoas da Tuxaua Ana Menezes do Ponto Guerreiros da Vila para propor a realização de um encontro para amadurecer/preparar o Mapeamento da Cultura da Criança em Alagoas.
Consideramos como Cultura da Criança o conjunto dos brinquedos, brincadeiras, histórias e cantigas que as próprias crianças inventam, elegem e recriam no seu convívio do dia-a-dia e em liberdade.
A Cultura da Criança é rica, variada, alegre e encantada. É uma cultura do movimento, da fantasia, do inventivo, da descoberta, do pensamento associado ao sentimento, ao gesto e à intuição.
A Cultura das Crianças é rica e variada. Os movimentos da Cultura das Crianças são universais, mas a forma pertence às crianças de cada lugar com suas maneiras próprias de brincar. O que as torna especiais e diferentes das crianças dos outros lugares.
Datas: 6 a 8 de outubro de 2011
Local: Ponto de Cultura de Canafístula - Arapiraca - Alagoas
Responsáveis pelas oficinas: Adelson Murta e Viviane Fortes.
Número de participantes: 30 dinamizadores culturais e professores
Duração: 21h (três dias)
Programação:
1º dia:
9:30h A criança e o Brinquedo - memórias
11h Oficina de Brinquedos e Brincadeiras
com Adelson Murta e Viviane Fortes
12:30h Intervalo para almoço
14h às 17:30h Oficinas de brinquedos e Brincadeiras.
2º dia:
8h Mapeamento da Cultura da Criança
10h Metodologia do Mapeamento
14h às 17:30h Oficinas de brinquedos e brincadeiras (parte 2)
3º dia:
8h às 12h Visitas de acompanhamento do Mapeamento em uma comunidade pré-selecionada.
14h às 17h Encontro para Brincar, reunindo agentes culturais, crianças e adultos da comunidade.