Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONUAA do francês Organisation des Nations unies pour l'alimentation et l'agriculture; FAO, sigla de Food and Agriculture Organization) é uma organização das Nações Unidas cujo objetivo é aumentar a capacidade da comunidade internacional para de forma eficaz e coordenada, promover o suporte adequado e sustentável para a Segurança Alimentar e Nutrição global. Para isso, realiza programas de melhoria da eficiência na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agropecuários, além de projetos que contribuam para a redução da pobreza rural e o crescimento econômico global.
Também é missão deste organismo preparar as nações em desenvolvimento para fazer frente a situações de emergência alimentar. Em certos casos, também presta socorro a populações famélicas (em situção de fome).
A FAO promove investimentos, conhecimento e informação na agricultura e áreas relacionadas, além de contribuir para o aperfeiçoamento da produção agrícola e da criação de gado e a transferência de tecnologia aos países em desenvolvimento. Também fomenta a conservação dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento da pesca, piscicultura, a proteção dos ecosistemas florestais e as fontes de energia renováveis.
De acordo com a própria FAO, suas principais atividades são:
Desenvolver assistência para países subdesenvolvidos e desenvolvidos;
Promover o conhecimento e a informação sobre nutrição,alimentação, agricultura, silvicultura e pesca, e assuntos correlatos;
Aconselhamento a governos
Servir como um fórum neutro para discutir e formular políticas nos principais assuntos relacionados a agricultura e alimentação