Pages

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Seminário de leitura e mostra do Teatro do Oprimido, discutem arte e educação entre municípios de Alagoas

A arte e a educação como instrumento de inclusão social foi o tema debatido, no Seminário Lúdico de Leitura e Cidadania, que realizou-se nos dias 16 e 17 de Novembro de 2008 com o objetivo de ampliar as possibilidades de leitura a partir da arte-educação como instrumento de inclusão.
Este seminário nos trouxe exemplos e subsídios claros de que é possível construir uma rede de proteção a criança e ao adolescente, tendo a leitura como eixo central no processo de ensino e aprendizagem. Os temas que foram desenvolvidos através de palestras e oficinas temáticas que abordam novas formas pedagógicas de se ensinar e aprender.Estarão presentes ao evento educadores e representantes de instituições dos municípios de Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Igaci, Piranhas, Taquara, Estrela de Alagoas e Cacimbinhas.
O evento aconteceu em Palmeira dos índios no Auditório da Unimed (2º andar do São Bernardo Hotel) e no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.
Paralelo também esteve acontecendo a Mostra Interiorana do Teatro do Oprimido - TO que reuniu os grupos do interior do estado de Alagoas (Palmeira, Arapiraca, Matriz de Camaragibe e Murici)que multiplica a metodologia do TO, com orientação do CTO Centro de Teatro do Oprimido que fica no Rio de Janeiro e tem a direção artística do teatrólogo Augusto Boal. O evento aconteceu no dia 16 a partir das 09 da manhã até as 17:00 também no Auditório da UNIMED 2º andar do Hotel São Bernardo em Palmeira dos Índios onde contou com apresentação de cenas de Teatro-Forum dos grupos de todos os municípios presentes. O mesmo é resultado do Projeto Fábrica de Teatro Popular Nordeste do CTO-RIO com o apoio da Petrobras.